18/07/16
A equipe da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) participou neste domingo (17/07) do 1º Piquenique do Parque Canela de Ema. A unidade de conservação fica em Sobradinho II e passa por processo de recategorização pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O evento foi realizado, também, pela Administração Regional da cidade e Associação Amigos do Parque Canela de Ema.
O piquenique teve o objetivo de identificar os usuários do parque e envolvê-los no processo de criação da nova unidade de conservação. O grupo, formado por moradores da região, integrantes do Movimento Luta pela Moradia (MLT) e Guarda Mirim Social de Sobradinho II, entre outros apoiadores, fez trilha e colaborou no recolhimento de lixo encontrado ao longo do caminho.
Segundo relatos dos participantes, a área vem sendo utilizada como refúgio de usuários de drogas e para despejo de sujeira. Também foram constatadas algumas ocupações irregulares no parque. Moradores mais antigos relataram que no local já houve criação de gado e que no bosque Buritizinho, logo na entrada do espaço, havia um grande pomar, hoje restrito a uma jaqueira, uma jabuticabeira e algumas árvores de acerola.
De acordo com o administrador de Sobradinho II, Estevão Reis, o projeto para definir a poligonal do parque e constituí-lo por lei já dura 26 anos. “Mas agora estamos avançando, pois este grupo está unido”, destacou. A ideia da população é transformar o local em um espaço destinado a atividades esportivas, culturais e de lazer. O próximo piquenique está previsto para 27 de agosto.
De forma paralela à mobilização da comunidade, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) irá licitar diagnóstico ambiental do Ribeirão Sobradinho e seus afluentes, entre eles a lagoa do Canela de Ema. O estudo apontará quais são as sensibilidades do local, contribuindo no processo de recategorização do Ibram.
Ascom UPSA