07/04/16
A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) desenvolve até o fim deste primeiro semestre, os projetos executivos relacionados aos Programas de Recuperação de Áreas Degradadas e de Controle e Monitoramento de Processos Erosivos da Fazenda Paranoazinho. Ambos integram o Plano Básico Ambiental (PBA), aprovado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que prevê, entre outras ações, a recuperação dos impactos ambientais negativos das ocupações irregulares.
De acordo com a bióloga da UPSA, Mirella Ritter, para o desenvolvimento da iniciativa, estão sendo realizadas vistorias que irão identificar os processos erosivos em toda a Fazenda Paranoazinho. Vários pontos sensíveis já foram observados pela Urbanizadora, principalmente no Setor Boa Vista. “As erosões na região acarretam perda de solo, de mata ciliar, da qualidade e do volume de água, assoreiam o leito do rio”, explica Mirella.
As consequências da degradação atingem os animais silvestres e domésticos e as pessoas que vivem próximas aos córregos. Além disso, sofrem com o acúmulo de lixo urbano que é carregado pela água da chuva, sendo a falta de dispositivos de drenagem, como bacias de detenção e galerias, agravantes da situação.
Quando estiver concluído, o projeto executivo será apresentado ao Ibram para a aprovação de sua execução. O PBA encontra-se disponível no site da UPSA.
Ascom UPSA