03/03/16
Percorrer as ruas de uma grande cidade, em qualquer canto do Brasil, é um desafio para quem gosta de aventura: buracos, degraus, postes errados, obstáculos de toda natureza, colocam à prova o bem-estar e vigor físico de milhões de pessoas todos os dias.
Em busca de melhores dias para os pedestres desbravadores, uma campanha chamada #CalçadaCilada2016 foi lançada para mapear os problemas de calçadas, avenidas, ruas e praças que, muitas vezes, comprometem o vai e vem do dia a dia.
Para participar, o usuário pode recorrer a fotos e rápidas avaliações acerca da situação das vias públicas. A ideia é registrar o maior número possível de “ciladas” no aplicativo Cidadera, disponibilizado pelos organizadores da campanha.
Em um texto de apresentação, os idealizadores da campanha descrevem o objetivo, que consiste, basicamente, em: “acabar com o grau de insignificância a que estamos submetidos em nossas cidades ao se deslocar a pé, em cadeiras de rodas, ao não poder ir e vir livremente em cidades que nos negam direitos, o direito à cidade”. Além disso, a campanha leva em conta o debate sobre acessibilidade universal e inclusão, sobretudo após criação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015).
A campanha vai priorizar as vias com grande circulação de pessoas, como aquelas próximas a hospitais, escolas, centros de compras, terminais de transportes ou atrações turísticas, seja no centro das cidades ou nos bairros mais distantes.
Quer participar? Saiba como – O ideal é baixar o app Cidadera no smartphone, de forma a poder registrar as avaliações diretamente dos locais visitados. Mas também é possível fotografar e anotar as informações para publicá-las no site do Cidadera.
Seja no app ou no site, clique no link “Pedestre”, escolha a cidade, localize a rua e indique os problemas encontrados. O objetivo é gerar um mapa nacional #CalçadaCilada para alimentar outras pesquisas relacionadas à caminhabilidade urbana.
A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.
Programada para todo o mês de março, a campanha #CalçadaCilada segue até os dias 2 e 3 de abril, quado acontece um mutirão para encerramento das avaliações.
Fonte: Catraca Livre