28/01/16
Quem vive na Fazenda Paranoazinho será beneficiado com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Grande Colorado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Apesar do nome, a rede não contemplará só esse bairro, mas tem capacidade para atender 45,9 mil habitantes (projeção) de toda a região Colorado-Sobradinho.
Como proprietária da área, a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) apoia a execução das obras – reinvindicação antiga da população, que tem os resíduos coletados por fossas que comprometem a qualidade da água do lençol freático. A comunidade não pode impedir o acesso da Caesb e precisa colaborar. “A rede representa um benefício ambiental, pois deixaremos de lançar carga orgânica que contaminaria o lençol. Também facilitamos a vida do morador, evitando a manutenção com fossa. A partir do momento que implantamos a rede, tomamos conta dela. É uma questão social e de saúde pública”, explica Glênio Lima Junior, gerente de projetos do sistema de esgotos da Caesb.
O efluente gerado será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos de Sobradinho, que não corre o risco de ficar sobrecarregada porque passa por ampliações, segundo o engenheiro civil Alan Oliveira.
A UPSA permitiu que a Caesb utilize parte da Fazenda para realizar os trabalhos. Assim, a concessionária ficará responsável pelos serviços e pela manutenção da rede de esgoto. O instrumento adotado é o acordo de servidão administrativa, concedido a título gratuito via decreto publicado no Diário Oficial do DF.
A atividade será feita em etapas e metade da obra deve estar concluída no final do ano. A primeira abrange o condomínio RK e aqueles situados no Setor Habitacional Boa Vista. A segunda, os parcelamentos do Contagem. Já a terceira e quarta, contemplam os do Grande Colorado.
Ascom UPSA
Clique aqui para saber mais sobre este assunto