25/09/15
Em todo o DF ocorrem, em média, 60 queimadas por dia em agosto e setembro, os piores meses da estiagem. Como 99% dos casos são provocados pelo homem, medidas simples contribuem com a redução do problema.
Mantenha fósforos longe de crianças; apague cigarros e velas, descartando-os na lixeira e capine o mato antes de fazer fogueira.
Soltar balões é uma atitude criminosa. Já a queima de lixo só é permitida em áreas rurais, contudo deve ser autorizada pelos órgãos ambientais.
“Ao fazer poda em casa, a pessoa consegue recolher resíduos e solicitar que a administração busque o material acumulado”, orienta o tenente coronel Glauber de La Fuente, do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do DF. Se flagrar vizinho queimando lixo, denuncie pelo 190 ou 3214-5696.
Os habitantes da Fazenda Paranoazinho devem redobrar os cuidados. A região é mais suscetível ao fogo durante a seca, devido à Reserva Biológica da Contagem.
Em 2015, a UPSA iniciou o programa de combate a incêndios e ofereceu treinamento a síndicos, moradores e funcionários dos parcelamentos. Um deles foi o curso de confecção de aceiros negros – técnica de queimar espaços e deixá-los abertos para impedir que o fogo chegue às residências.
Ascom UPSA