fbpx

Sociedade pode dar sugestões para ocupação do Parque Burle Marx

21/09/15

Burlemarx-AgenciaBsb

Foto: Agência Brasília

Consulta pública lançada pelo Instituto Brasília Ambiental vai até o dia 25. Contribuições devem ser enviadas por e-mail

Até o dia 25 de setembro, sexta-feira, os brasilienses podem enviar sugestões ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para a ocupação do Parque de Uso Múltiplo Burle Marx, cuja área se estende do fim da Asa Norte até o Autódromo Internacional Nelson Piquet. O objetivo da consulta pública é colher impressões dos cidadãos sobre os tipos de atividades que esperam ver desenvolvidas na unidade, para que ela seja devidamente equipada. As propostas devem ser encaminhadas ao e-mail estudoparqueburlemarx@terracap.df.gov.br.

Como subsídio à consulta, está disponível no site da autarquia o estudo preliminar do plano para ocupar a área. O documento foi elaborado “com o propósito de conceber um espaço destinado à convivência harmônica entre os cidadãos, buscando assegurar o respeito à natureza e definindo o parque como espaço de todos”, diz o texto.

O Estudo Preliminar do Plano de Ocupação do Parque de Uso Múltiplo Burle Marx, desenvolvido pela equipe técnica do Ibram, têm como principal objetivo estabelecer as diretrizes de implantação do Parque.

O ponto essencial do estudo é a integração sustentável do meio natural com o meio urbano, para garantir o equilíbrio da qualidade ambiental da área. A intenção é apresentar soluções para a recuperação e preservação ambiental, além de implantar equipamentos culturais, esportivos, comerciais e de lazer. As sugestões apresentadas buscam atender as demandas sociais de forma sustentável, com pleno respeito à dimensão ambiental e ao Plano Original de Brasília.

A participação popular é a fase inicial do processo de determinar as características que vão estabelecer o conceito definitivo para o desenvolvimento do projeto final. As sugestões e contribuições serão processadas e incorporadas àquelas que se ajustem às múltiplas variáveis que envolvem o projeto, como população, finalidade, localização, vegetação, fauna, acessibilidade, sistema viário, geologia, topografia, legislação, entre outros elementos necessários para a realização do projeto.

Confira:

Acesse o Estudo Preliminar do Plano de Ocupação do Parque Burle Marx

Acesse a Memória do Plano de Ocupação

Fonte: Agência Brasília com informações do Ibram

Mais notícias