10/09/15
O Cerratenses é destinado para pesquisas e projetos ambientais que valorizam a importância do segundo maior bioma brasileiro; abertura será no dia 11 de setembro
O Jardim Botânico de Brasília ganha um novo espaço para pesquisas e projetos ambientais para valorização, proteção, conhecimento e desenvolvimento de tecnologias sociais para o cerrado. O Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses) será inaugurado no dia 11 de setembro, no âmbito da Virada do Cerrado.
O espaço possui laboratório multidisciplinar, biblioteca digital e herbário virtual, áreas para exposições e eventos, espaço multiuso para seminários e palestras, espaço café para gastronomia regional e mirante com visão panorâmica para a Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília (EEJBB).
“Queremos desenvolver atividades que promovam uma existência harmoniosa e sustentável com o cerrado, contribuindo para a formulação de políticas de meio ambiente, cultura, ciência, tecnologia e inovação adequada ao bioma”, informou Rafael Poubel, superintendente do Cerratenses.
O local chama também a atenção por sua arquitetura. A construção do local foi realizada com conceitos de sustentabilidade, visando à diminuição do uso de energia elétrica e priorizando a iluminação natural com salas grandes, portas de vidro e ventilação cruzada — em que o ar circula livremente. Há também um sistema para captação e canalização da água da chuva, direcionando-a para um pequeno lago.
A programação da inauguração conta com visita guiada, festival gastronômico e sarau com apresentações culturais. Confira:
8h – Café dos chefes e produtores – Festival Gastronômico Cerrado Week
9h – Visita guiada ao Cerratenses: Projeto do edifício, exposição Gardner, salas e parceiros, biblioteca digital do cerrado, mirante, espaço cultural, auditório, café do Cerrado e área externa para eventos;
10h – Cerimônia de inauguração do Cerratenses e abertura da Virada do Cerrado;
11h – Ato Poliético – Aliança pelo Cerrado;
14h – Apresentação das Instituições parceiras do Cerratenses;
15h – Mostra Filme e Exposição Gardner;
17h – Sarau do Cerrado – Nicolas Behr, Rômulo Andrade, Bic Prado e Maíra Oliveira;
18h – Apresentações Culturais – Roberto Corrêa, Mocambos e Mambembrincantes;
22h – Encerramento.
Fonte: Semarh