13/08/15
Às vezes as pessoas precisam de um incentivo, um “empurrãozinho”, para fazer algo diferente, como ler no caminho ao trabalho, por exemplo. A L&PM Editores fez uma campanha bem interessante no metrô de São Paulo em 23 de abril, quando foi comemorado o Dia Mundial do Livro. Foram distribuídos de forma gratuita clássicos da literatura em versões compactas, à escolha do passageiro, para leitura no deslocamento. Era o “Ticket Book” (veja o vídeo), um passe de metrô em forma de livro.
Outra ação bacana aconteceu dentro dos ônibus em Pelotas (RS). Enquanto muitas pessoas costumam andar concentradas em seus celulares, fones de ouvido ou livros, alguns assentos ganharam etiquetas indicando “preferencial” para quem quer uma boa conversa. E, como nem sempre é fácil puxar papo com desconhecidos, foram colocados post-its com sugestões para iniciar a conversa.
No metrô de Praga também houve uma campanha um tanto ousada, o “trem do amor”. Foram destinados alguns vagões, fora dos horários de pico, para que pessoas solitárias pudessem encontrar um novo amor.
Todas essas iniciativas são criativas e instigantes, trazem um novo olhar ao deslocamento diário e podem até atrair alguns novos passageiros para o modal. Mas, acima de tudo, provam que andar de transporte coletivo pode ser mais que o trajeto entre casa / trabalho / estudos. É possível estudar, usar as redes sociais, ler notícias, namorar, enfim: tudo o que não é possível fazer enquanto se está conduzindo um automóvel.
O que você faz durante seu deslocamento de transporte coletivo? Conte pra gente nos comentários.
Fonte: The City Fix Brasil