14/07/15
Um grupo de brasileiros composto por um arquiteto, um eletricista e um publicitário desenvolveram um novo sistema de transporte público voltado aos grandes centros urbanos. Trata-se do ‘Aerobolha’, um transporte público feito de bolhas individuais motorizadas eletricamente e suspensas em um monotrilho.
A ideia é que as estações sejam localizadas nas calçadas. O acesso é feito por meio de escadas e por uma plataforma elevatória. As estações são únicas, independente da direção do trem. Após entrar na bolha, um transporte individual, é só passar um cartão magnético e o fechamento das portas é automático. O transporte anda a 55 km/h, cerca de 400% mais rápido que a média de um ônibus urbano.
A bordo os passageiros contam com luzes de leitura, vidros elétricos, porta copos e porta bagagens. A quantidade de pessoas/hora levadas é pelo menos 30% maiores que de ônibus.
O ‘Aerobolha’ tem como principal vantagem a capacidade de comportar mais pessoas que um ônibus e pode ser instalado em qualquer centro urbano.
Fonte: Catraca Livre