25/05/15
Alunos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apresentam
soluções urbanísticas para quadras da Fazenda Paranoazinho
A parceria entre a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) e a conceituada universidade norte-americana de Yale chegou ao fim depois de experiências positivas para todos os envolvidos. No programa da universidade, profissionais de diversos países são convidados a apresentar desafios para os alunos do curso de Arquitetura da instituição. A Urbanizadora Paranoazinho foi uma dessas convidadas e propôs que os alunos desenvolvessem soluções arquitetônicas para as quadras da Fazenda. Depois de seis meses elaborando os projetos, chegou a hora de os alunos apresentarem as soluções elaboradas.
Para o professor Sunil Bald, coordenador do projeto, os resultados do programa superaram as expectativas, graças, principalmente, ao apoio da Urbanizadora Paranoazinho. “A experiência foi maravilhosa, tanto para os estudantes como para mim. O projeto foi impulsionado por colaboradores apaixonados por urbanismo, o que garantiu que ele fosse incrível. Os representantes da UPSA foram grandes parceiros, extremamente simpáticos e comprometidos com os estudantes como verdadeiros ‘clientes’ e professores”, revela Bald.
Em Yale, um corpo de jurados escolheu e premiou o melhor trabalho: o da indiana Apoorva Khanolkar. A vencedora desenvolveu o projeto a partir de uma ideia orgânica de crescimento. Essa escolha, além dos desenhos e da eloquência verbal da aluna, convenceu o júri, formado por arquitetos e acadêmicos. A estudante se dedicou muito ao trabalho, assim como os demais alunos. É o que afirma o professor Bald: “Por vezes, os estudantes tentaram resolver os desafios da Paranoazinho com soluções que fugiam à realidade – acadêmica e arquitetonicamente adequadas, mas operacionalmente inválidas. Todos, no entanto, trabalharam muito no projeto. Independentemente do resultado da competição, fiquei muito satisfeito”.
Etapas do projeto – O programa da universidade vigora no final do curso de Arquitetura e corresponde a uma disciplina na qual os alunos trabalham, de fato, em projetos concretos. O programa foi composto por três fases. Na primeira, os alunos vieram a Brasília (DF) para conhecer a Fazenda Paranoazinho – além de, claro, a arquitetura modernista que caracteriza a capital federal. Nessa etapa, os estudantes foram divididos em duplas e elaboraram projetos urbanísticos para uma das ruas da Fazenda. Os trabalhos foram apresentados para uma banca formada por professores de Arquitetura, membros do Conselho de Administração da UPSA e outros conhecedores do tema.
As etapas seguintes foram realizadas em Yale. Nelas, o projeto desenvolvido foi mais complexo: os objetos de estudo foram as quadras da Fazenda Paranoazinho. Os estudantes tiveram a missão de elaborar desenhos arquitetônicos e urbanísticos e desenvolver maquetes, abrangendo todas as perspectivas do local. As versões finais dos trabalhos foram apresentadas recentemente para uma banca de especialistas, dos quais receberam elogios e críticas.
Ascom/UPSA