06/02/15
Conhecer de perto a arquitetura e o urbanismo da capital federal, atributos que deram à Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Esse foi um dos objetivos da parceria entre a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) e a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que possibilitou a vinda, para Brasília (DF), de 12 estudantes de uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo.
Durante três dias o presidente da Urbanizadora, Ricardo Birmann, e sua equipe, acompanharam os estudantes de arquitetura da Universidade de Yale. Desde que chegaram a capital federal, nesta terça-feira (03/02), conheceram o traçado e as principais construções idealizadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa.
Para o estudante do sexto semestre, Raphael Delafontaine, 34 anos, é uma experiência única estar na capital federal. “Pessoalmente, eu sou muito interessado no Brasil. Está sendo ótimo ter alguém que conhece Brasília nos guiando nessa experiência local”, destacou.
Já a estudante, Daphne Binder, 31 anos, ressaltou outros aspectos da visita. “Eu estou maravilhada com a arquitetura brasiliense. É muito interessante ver edifícios de diferentes épocas, feitos por diferentes designers para propósitos diferentes”, observou.
“Eu também adoro as plantas deste país. Vocês têm ambientes naturais que se infiltram na cidade de maneiras inesperadas e eu acho que deve ser dada mais atenção a esse aspecto”, opinou Daphne.
Para avaliar o urbanismo moderno, os universitários caminharam pela superquadra 308 Sul, considerada referência após o tombamento por seu conjunto urbanístico modelo SQS. Os prédios, os espaços públicos e área comercial foram percorridos pelos estudantes. A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi outro ponto visitado.
A Asa Norte e os principais pontos turísticos como a Torre de TV, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e o Estádio Nacional de Brasília também fizeram parte do roteiro de visitas.
Fonte: Ascom UPSA