02/12/14
Apesar da tranquilidade com que os moradores convivem dentro dos condomínios no Grande Colorado, é comum encontrar comerciantes que temem assaltos e moradores que evitam lugares onde existem pontos de venda de drogas. O problema da falta de segurança já foi assunto do nosso blog em janeiro de 2013, mas, desde então, os moradores da região não tiveram conquistas.
Para a moradora Aparecida Mendonça, a insegurança poderia ser solucionada se o policiamento na região fosse melhorado. Segundo ela, o posto policial comunitário localizado na Avenida São Francisco está diariamente fechado. “A violência e pontos de venda de drogas são comuns por aqui. Isso ocorre porque o posto policial está sempre fechado”, explica Aparecida Mendonça.
Os oficiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Sobradinho, são os responsáveis pela segurança do Grande Colorado. Segundo o Major Marcondes, o baixo contingente de policiais tem prejudicado o trabalho da PM. “Diariamente, cerca de 60 dos nossos policiais vão para as ruas. A falta de pessoal não permite que esse número seja maior. Se não forem realizados concursos e novos profissionais vierem para o batalhão, nosso trabalho ficará cada vez mais comprometido”, afirma o Major.
Sobre o posto policial fechado, ele explica que não há prazo para reabertura. “Falta efetivo para manter oficiais 24 horas nos postos que, na verdade, funcionam como bases de apoio. Os policiais ficam nas ruas com a viatura, fazendo ronda e atendendo às ocorrências”, explica. Segundo o Major, o posto serve como ponto de descanso e para troca de turnos dos policiais.
Apenas uma viatura atente a todo o Grande Colorado. Além disso, o número de policiais que fazem a segurança da área e das regiões de Sobradinho e Sobradinho II é o mesmo de 20 anos atrás, quando não existiam os atuais condomínios. Quanto às ocorrências, as mais comuns na região são furtos e divergências entre cidadãos.
Fonte: Ascom UPSA