25/09/14
A via que ligará os balões do Torto e do Colorado já começou a ser construída. A pista será paralela à DF-003 (Via Epia) e promete diminuir os problemas do trânsito com os quais os moradores da região convivem diariamente. A nova pista terá 5,2 quilômetros de extensão, três faixas de rolamento em cada sentido e garantirá mais mobilidade na Epia, única via de ligação da região Norte com o Plano Piloto. Orçada em 72,5 milhões de reais, está prevista para ser concluída em 2015. A nova pista faz parte das obras da Via Expressa Norte, que prevê a construção de duas vias expressas e um complexo de ciclovias e 11 viadutos.
A obra beneficiará 140 mil motoristas que trafegam diariamente pela rodovia e 400 mil moradores do Colorado, Taquari, Lago Oeste, Condomínios, Sobradinho II, Planaltina e cidades de Goiás. Para o administrador de Sobradinho, Márcio Guedes, apesar dos transtornos inevitáveis que serão causados pela construção da via, os benefícios futuros da obra serão maiores que os problemas provocados. “Com essa obra e as demais do Expresso Norte, acreditamos que o trânsito vai melhorar muito. São obras grandes e complexas, de médio a longo prazo. Certamente, levarão algum transtorno à população, mas serão responsáveis por grandes melhorias no trânsito da região Norte”, explicou Guedes.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur, afirma que a via pretende minimizar os congestionamentos no trânsito, dar mais agilidade ao fluxo de veículos e comodidade aos motoristas. Sobre o impacto das obras na rotina da comunidade local, o diretor afirma que será mínimo já que estão sendo feitas em vias paralelas, à esquerda das pistas existentes de quem está no sentido Torto-Colorado. “As operações que acarretarem maior impacto serão planejadas de modo a reduzir os congestionamentos, além de serem divulgadas pela imprensa com antecedência”, detalhou Nacfur.
Raquel Fonseca é moradora do Grande Colorado e reconhece a importância da nova pista. Ela explica que o movimento intenso na DF-003 começa às 6h20 da manhã e vai até as 8h40. À tarde, o trânsito se intensifica a partir de 17h30. “Essa via marginal é extremamente necessária, porque, nos horários de pico, a DF-003 é mesmo complicada. Todos os dias, meu marido e eu passamos pela Epia para irmos ao trabalho na Asa Norte. Para fugir do engarrafamento, meu marido até sai mais cedo de casa”, explica Raquel.
Marcelo Bernardino passa pela Epia sempre que vai para o trabalho no Setor Policial Sul. O bombeiro confia que as obras da Via Expressa Norte resolverão o tráfego intenso na pista. “A situação da Epia é muito ruim, mas acredito que a via marginal resolverá o problema. Também espero que sejam construídos os viadutos. Eles contribuirão para desafogar o trânsito”, opina. Já a moradora do Grande Colorado Andréia de Carvalho não está tão confiante assim: “Não sei se a via marginal será suficiente. Quanto mais pistas disponíveis, mais pessoas sairão de carro e o congestionamento sempre existirá. O crescimento do número de carros nas ruas é muito grande”, comenta.
Fonte: Ascom UPSA