24/09/14
Depois de assinar o decreto para a regularização de parte dos terrenos de Vicente Pires, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), prometeu que, até o fim do ano, toda a cidade será legalizada. Ontem, o petista anunciou que 866 lotes da Gleba 3 estão nesta primeira etapa contemplada. A partir de agora, os moradores desta área deverão procurar os órgãos públicos para conseguir a escritura dos imóveis. Agnelo garantiu que está em negociação com o governo federal para continuar a regularização de toda a região administrativa e anunciou investimento de R$ 500 milhões para infraestrutura local.
Acompanhado de secretários de Estado, líderes comunitários de Vicente Pires e da mulher, Ilza Queiroz, o governador assinou o decreto no Palácio do Buriti. “É o início da regularização definitiva. A outra parte está avançada. Estou em reuniões com ministros, e, resolvidos os problemas jurídicos, o Executivo federal prometeu a regularização total. Isso acontece até o fim do ano”, prometeu Agnelo Queiroz.
Durante o encontro no Buriti, o governador prometeu melhorias na drenagem pluvial, no asfalto e nas pontes de toda a cidade. “Como o processo da regularização definitiva está em curso, a legislação permite que comecemos os investimentos. Por isso, vamos fazer a licitação para o projeto completo, não é apenas uma ação pontual”, afirmou. “Estamos desmembrando para legalizar, mas, até dezembro, será toda a cidade. Trata-se de um processo irreversível”, garantiu.
Infraestrutura
A área beneficiada pelo decreto assinado ontem fica às margens da Rua do Jóquei, entre a Cidade Estrutural e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). De acordo com o governo, 886 lotes, cinco chácaras e 23 destinados a condomínios serão beneficiados com o processo. O total de moradores da região regularizada é 3,3 mil. O espaço foi contemplado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram).
De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o abastecimento de água funciona em toda a região administrativa. A coleta de esgoto, por sua vez, ainda não foi completamente implantada. Para problemas como esse, o governador Agnelo Queiroz garantiu que os investimentos serão aplicados na região em breve. “São R$ 500 milhões para toda a região de Vicente Pires. Vamos melhorar toda a cidade”, ressaltou Queiroz.
Criada em 2009 por meio de lei, Vicente Pires tinha, em 2013, aproximadamente 73 mil habitantes, de acordo com levantamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). A região recebeu este nome por ter abrigado muitas famílias que se dedicavam à produção hortifrutigranjeira.