08/01/14
O Governo do Distrito Federal pretende dar andamento ainda neste ano à efetivação de Parceria-Público-Privada (PPP) para a construção da segunda ponte do Lago Norte. A obra, que tem como meta desafogar o trânsito da Saída Norte, é baseada numa concepção deixada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Destinado para empresas ou consórcios interessados na elaboração do projeto executivo, um edital de chamada pública foi publicado no Diário Oficial do DF em 4 de dezembro de 2012.
Um estudo prévio foi elaborado em 2013 pelo consórcio formado pelas construtoras OAS e JC Gontijo, vencedor numa concorrência aberta com dois grupos. Na oferta do ganhador, a projeção do valor dos custos é de cerca de R$ 2,5 bilhões e inclui, além da ponte em si, mais de 20km de sistema viário ligando a região central de Brasília à BR-020, beneficiando Sobradinho, Itapoã, Arapoanga, Paranoá, Varjão e Lago Norte. “Esse é um projeto fundamental do ponto de vista da mobilidade urbana da capital federal. A importância é tamanha, que o governo se dispôs a dar andamento por meio de uma PPP”, explicou o secretário de Obras, David de Matos.
A responsabilidade sobre a parceria está com a Secretaria de Governo. Uma fonte na pasta explicou que foram abertos agora os prazos legais para que a licitação possa ser iniciada. O consórcio OAS/JC Gontijo tem vantagem, já que é dele a proposta inicial, mas o edital ficará aberto para qualquer empresa ou grupo interessado. Não há prazo para conclusão do processo, mas o governador Agnelo Queiroz indicou que pretende iniciar a obra em 2014.
Saiba mais:
Obras do Expresso DF Norte devem começar em 2014
(Fonte: Correio Braziliense)