06/05/11
O Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU) foi aprovado pela Câmara Legislativa neste mês de abril. O Plano é uma tentativa de integrar o transporte público a fim de reduzir o número de automóveis nas ruas e facilitar a vida do cidadão brasiliense.
Para isso, o Plano fundamenta-se nos vários tipos de transporte, como ônibus, metrô e veículo leve sobre trilhos (VLT). O projeto mostra as obras nos quatro principais eixos do DF. O da região sul faz parte o Gama, Santa Maria e o Plano Piloto. O eixo sudoeste inclui o Recanto das Emas e o Núcleo Bandeirantes. Na zona oeste, as intervenções serão feitas em Ceilândia, em Samambaia e em Águas Lindas de Goiás. Já o eixo norte é que dá acesso a Fazenda Paranoazinho, cidades como Sobradinho e Planaltina de Goiás.
Todos os eixos receberão corredores exclusivos para ônibus. Essa é a tentativa de reduzir o tempo das viagens dos brasilienses que trabalham no Plano Piloto, por exemplo.
O sistema de transporte do DF ganhará 34 terminais de ônibus, que servirão para a integração e para a distribuição dos passageiros. Os ônibus que vierem das regiões administrativas e do Entorno não circularão no Plano Piloto, porque haverá linhas exclusivas. A conclusão da Linha Verde também está no PDTU.
A expansão do metrô é outra melhoria no transporte público prevista no PDTU. O projeto foi dividido em três etapas. A primeira etapa leva o metrô até o Hospital Regional da Asa Norte. A segunda etapa expande o transporte até o fim da linha de Ceilândia e de Samambaia. Na terceira, o metrô chega até o fim da Asa Norte.
Com a elaboração do PDTU, agora é feito um estudo para saber as prioridades e assim desenvolver as ações de melhorias no transporte público em curto, médio e longo prazo.