fbpx

Império dos Nobres comemora a regularização

03/10/16

No dia 1º de outubro, os moradores do Império dos Nobres, no Setor Boa Vista, comemoraram a regularização do condomínio e a entrega das primeiras escrituras dos lotes individualizados. A conquista foi marcada por um churrasco para 400 pessoas, promovido pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), e contou com a presença do diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann; da administradora regional de Sobradinho, Jane Klébia; e do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Lima.

Birmann destacou que o registro do Império dos Nobres é uma grande vitória não só da Urbanizadora, mas dos moradores que lutaram por isso. “Com esta regularização, espero estarmos abrindo as portas para a regularização de mais condomínios”.

Moradora de condomínio da região, a administradora de Sobradinho ressaltou que a escritura é um sonho realizado para muitas pessoas. Segundo ela, a partir da legalização, a Administração Regional passará a olhar com mais atenção para o Império dos Nobres. “Agora vamos poder oferecer mais serviços do Estado e agregar qualidade de vida para as pessoas do condomínio”, garantiu.

Já o secretário André Lima, elogiou a seriedade com que a UPSA encara o processo de regularização. “Espero que esse modelo da UPSA possa servir de exemplo para outras regiões”, disse. Ele aproveitou, ainda, para lembrar os moradores sobre a importância de preservar os recursos naturais, principalmente em época de escassez hídrica. “Todos temos que ter mais consciência no trato com a água”.

A regularização foi recebida com enorme satisfação pelos residentes do condomínio. A segurança jurídica, a valorização do parcelamento no mercado imobiliário, a possiblidade de utilizar o imóvel como garantia para empréstimos e financiamentos e a facilidade para vender o lote foram algumas vantagens elencadas pelos moradores que, após décadas vivendo na irregularidade, receberam as escrituras nesse sábado.

Segundo Margarida Alvarenga, que há mais de 15 anos vive no local, todos esses benefícios são bem-vindos. A possibilidade de deixar o legado da regularidade para os filhos é o maior privilégio. “Era um sonho. Nós nos sentíamos inseguros de viver em um lote irregular e essa segurança só veio com o registro e a entrega das escrituras. Agora, o lote regularizado fica como patrimônio para meus dois filhos. Com o documento, que comprova a propriedade da terra, estamos tranquilos, porque ninguém pode tirar deles esse bem”, comemora.

Para a comunidade, a regularização significa valorização da região e desenvolvimento econômico a partir da instalação de obras de infraestrutura e maior oferta de serviços públicos. Pensando nesses benefícios, Fernando de Medeiros, há quase 20 anos no condomínio, percebeu a viabilidade de negociar a regularização com a UPSA. “Quem mora em parcelamento irregular convive com dois dilemas: o primeiro é a dúvida se a terra é pública ou particular; o segundo é sobre a necessidade de pagar de novo pelo lote. Agora, essas duas questões estão resolvidas porque, embora estejamos desembolsando o valor do lote novamente, desta vez, pagamos para o verdadeiro dono. Não teremos surpresas desagradáveis no futuro”, destacou.

Veja o álbum de fotos da comemoração em nossa página no Facebook.

Ascom UPSA

Mais notícias