16/11/15
Quem transita pela Av. São Francisco, no Grande Colorado, seja para acessar a residência e o trabalho ou usufruir do comércio local, não está satisfeito e quer diversas melhorias para a via. Esta foi a percepção deixada por cerca de 250 pessoas entrevistadas por profissionais da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), em setembro, na própria Avenida, e também na internet, por meio de um questionário virtual.
A iniciativa visou a identificar as principais necessidades de quem mora no local em relação a questões como mobilidade urbana, segurança, conforto e satisfação em transitar na rua. O resultado do estudo será considerado no projeto de revitalização da via, em desenvolvimento pela empresa.
A sensação de desconforto foi o sentimento mais associado ao se passar por lá, tendo sido comentado por 24% das pessoas. Risco de acidentes no trânsito (23%), asfalto precário (13%), insegurança (12%) e infraestrutura (11%) estão entre os principais problemas identificados.
Quando questionadas sobre o que deveria mudar na Avenida, os principais pontos mencionados foram as calçadas (30%) e o asfalto (24%). O estacionamento (20%) na região também se destacou. Vagas insuficientes e a falta de ordenamento, com carros estacionados nas calçadas, por exemplo, foram apontadas na pesquisa.
O comércio foi eleito por 18% dos entrevistados como um ponto positivo. No entanto, 15% responderam que não queriam manter “nada” da via, ressaltando o descontentamento com a condição atual da rua.
A pesquisa ainda identificou o desejo das pessoas de se locomoverem por bicicleta (29%) e transporte público (27%). A falta de ciclovia e a frequência/quantidade reduzida de ônibus impedem o uso destes veículos, segundo a parcela de entrevistados. O principal meio de transporte na Avenida hoje é o carro, com 45%. Um total de 25% indicou que a locomoção é feita a pé e 15% por ônibus.
Ascom UPSA